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Como escolher a melhor metodologia para sua empresa?

Como escolher a melhor metodologia para sua empresa?


Aprenda sobre os tipos de metodologia para sua empresa e saiba qual é a melhor escolha

Em termos práticos, a razão de uma empresa existir é que ela gere lucro. De preferência o maior lucro num curto espaço de tempo, e de maneira segura e sustentável.

Em se tratando de pequenas empresas, a meta inicial é a obtenção da sustentabilidade, a garantia de que se eu colocar uma certa quantidade de recursos num dado período, eu obterei essa quantidade mais um.

Antes de gerir uma empresa, o empresário preciso desenvolvê-la. Por isso, definir a metodologia para sua empresa, é uma etapa crucial para o crescimento do negócio ao longo do tempo. Isso porque quando uma coisa dá errado em um projeto, é importante já ter um planejamento completo do que será feito em seguida.

As metodologias funcionam como direcionadores apontando os erros e acertos no comando da operação.

Nesse sentido, para que a escolha entre as metodologias disponíveis seja feita da melhor forma, é necessário conhecer as principais e saber qual se encaixa no seu projeto e nos seus objetivos.

Conheça 4 principais tipos de metodologia de gerenciamento para sua empresa e aprenda a escolher a sua.

4 Principais opções de metodologia para sua empresa

As metodologias de gerenciamento são as diferentes formas que existem para você dar continuidade a um projeto, desde o planejamento até a execução das tarefas.

Assim, existem metodologias para diversas etapas de uma gestão, como a implementação e cumprimento de metas, desempenho da empresa e indicadores de resultados.

1.  K.R.I.’S – Key Result Indicators – Metodologia para sua empresa

A primeira metodologia para sua empresa é a K.R.I.’S, que traduzindo para o português significa “Indicadores Chave de Resultado”. Os 4 grandes K.R.I.’S  existentes no cenário amplo de um negócio são:

  • Receita: é a soma total gerada pela empresa em um determinado período;
  • Lucro: é o total de lucro líquido obtido em um determinado período;
  • Market Share: trata-se do percentual do mercado absorvido pela empresa;
  • Valuation: é o valor da empresa no mercado.

A metodologia que trabalha com os K.R.I.’S visa trabalhar na melhoria dessas áreas, incrementando a receita e o lucro, melhorando a colocação da empresa no mercado e aumentando o valor do projeto.

2.  PDCA

Esse método consiste na implementação de um objetivo e no acompanhamento contínuo das medidas trabalhadas. O acompanhamento é feito baseado nos 4 tópicos:

  • Plan: planejamento, com estabelecimento de metas, indicadores e plano de ação;
  • Do: executar, por meio do cumprimento das tarefas que foram estabelecidas no plano e ação;
  • Control: controlar, comparando continuamente os resultados obtidos com a meta inicial;
  • Act: consiste na ação para reorganizar as tarefas se houver desalinhamento ou prejuízo nos resultados.

Esse método visa o alcance das metas. Portanto, ele admite haver revisões e melhorias no desenvolvimento do projeto.

3.  BSC – Balanced Scorecard

Essa metodologia para sua empresa, por sua vez, é capaz de calcular o desempenho do negócio a fim de alcançar as metas de longo prazo.

Isso é feito utilizando indicadores que são quantificáveis nas seguintes áreas:

  • Aprendizagem e crescimento: quais habilidades e conhecimentos a equipe de funcionários precisa dominar para melhorar o negócio?
  • Processo internos: o que fazer para treinar e motivar a equipe a fim de tornar os processos de trabalho mais efetivos?
  • Clientes e mercado: os processos de produção estão causando boa aceitação do meu produto ou serviço?
  • Financeiro: o investimento está gerando lucro?

O objetivo é identificar os problemas de cada etapa para atender melhor o público alvo da empresa.

4.  Scrum

Esse método consiste em dividir um projeto grande em ciclos menores, assemelhando-se a uma lista de atividades. Essas pequenas etapas são conhecidas por sprints.

O primeiro passo é listar tudo que precisa ser feito para a conclusão do projeto em questão e depois classificar os sprints conforme as prioridades.

O ideal é estabelecer um tempo para que cada etapa seja cumprida, aproximadamente de 2 a 4 semanas. Isso faz com que a equipe se organize para entregá-la a tempo.

Outro passo importante é, após cada entrega, deve haver uma reunião para revisar os pontos positivos e negativos e fazer adaptações necessárias.

 

Dicas para escolher a metodologia para sua empresa

O primeiro passo para escolher a metodologia que será implementada na sua empresa é conhecer bem os seus objetivos e o seu negócio como um todo. No caso de empresas pequenas, o foco inicial é faturamento.

Algumas dicas para isso são:

  • Saiba os objetivos e as metas da empresa;
  • O dono do negócio deve estar engajado e disposto a executar o trabalho dentro da metodologia;
  • Avalie o feedback e os resultados alcançados em campo;

O diferencial Omnia para sua empresa

Com mais de uma década de experiência em campo, a Omnia traz soluções utilizadas em grandes empresas para o contexto de micro e pequenas empresas, gerando previsibilidade e uma menor dispersão entre o Projetado x Realizado no nível estratégico empresarial.

Dividida em 5 fases disruptivas e inovadoras, a Omnia oferece diversos benefícios através de workshops e programas de gestão de mudanças para o seu negócio:

  • Critérios para Tomada de Decisão
  • Hierarquia de Prioridades
  • Melhor Aproveitamento da Infraestrutura atual
  • Otimização do Recurso Pessoas, com ênfase no dono do negócio
  • Desenvolvimento das fontes de receita do negócio
  • Ações focadas na obtenção de ativos organizacionais
  • Entre outros diferenciais competitivos para a sua empresa

Para que uma empresa pequena evolua constantemente, é necessário que o empresário melhore continuamente suas competências. Pois uma empresa é a junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes do dono do negócio – as chamadas competências, unem-se de tal forma que aquela empresa passa a ter a cara do dono.

Foi analisando o mercado, que a Omnia desenvolveu uma inteligência de negócio exclusiva para micros e pequenos empresários utilizando uma metodologia direcionada para adultos. Isso significa:

  • A elevação do estado de prontidão para ação
  • O desenvolvimento do autoconhecimento e da autonomia do participante do processo de ensino

A Omnia é especialista em gestão de mudanças para micro e pequenas empresas.

Já na primeira fase de aplicação da solução, você poderá contabilizar um aumento mínimo de 30% do faturamento total da sua empresa.

Junte-se a Omnia e descubra a melhor metodologia para sua empresa crescer.



Foto Sérgio Fantin

Sérgio Fantin

  • Graduado em Informática e pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas Web pela Universidade Estadual de Maringá e MBA de Marketing e Vendas pela Anhembi Morumbi.
  • Atuou na área de vendas em multinacionais de grande porte como Red Hat e Oracle onde se destacou obtendo o prêmio Top Performer por 4 anos seguidos.
  • Como empresário, iniciou seu trabalho em projetos de produtos e soluções comportamentais elevando a performance e o resultado de altos executivos de multinacionais como Microsoft, Oracle, Salesforce, SAS e Onet Centro.
  • Com as soluções do portfólio Omnia, já aumentou de forma significativa o faturamento de dezenas de micro e pequenas empresas no Sul do Brasil.
  • É o Especialista Omnia com a mais elevada Taxa de Conversão e o maior volume de Aquisição de Clientes do ano 2021, superando em 88% a elevada métrica de performance da Omnia Solution no quesito performance em vendas.



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