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Desenvolvimento do dono do negócio: É importante?

Desenvolvimento do dono do negócio: É importante?


As estatísticas do SEBRAE apontam que 50% das empresas fecham as portas antes mesmo do negócio completar 2 anos de existência. Entenda porque isso acontece e como o desenvolvimento do dono do negócio pode melhorar drasticamente essa estatística.

O desenvolvimento do dono do negócio é extremamente importante, principalmente quando se trata do dono de um micro ou pequeno negócio. Toda empresa se desenvolve a medida que o seu dono se desenvolve. E é através da capacitação e do aumento das competências do DONO DO NEGÓCIO que se torna possível a elevação dos resultados da empresa.

Vou aprofundar nesta análise a partir de dados do SEBRAE. Segundo o órgão, 50% das empresas abertas NÃO sobrevivem até o seu segundo ano de existência. E no meu entendimento, este fato se deve principalmente a este efeito: falta de desenvolvimento, de preparo, de qualificação do dono do negócio.

Fazendo uma comparação com demais profissões: O que faz um indivíduo que deseja se tornar médico? Ele estuda (muito!) para passar no vestibular, inicia o curso de medicina, cumpre um período de residência, para depois atuar como médico. Correto?

E se um profissional pretende ser engenheiro? Ele precisa cursar engenharia, obter o CREA, para só aí atuar como engenheiro.

E um advogado? Faculdade de direito, OAB, para só então advogar.

Observe que, em qualquer profissão que se deseja atuar, a qualificação se faz necessária. E ela pode acontecer de diversas formas, como passada de pai para filho, de chefe/patrão para empregado, num curso técnico ou numa formação de ensino superior. Fato é que a necessidade de qualificação está presente em todo profissional, especialmente naqueles que geram resultados expressivos.

Agora, responde pra mim: Qual é o diploma/certificado que o empresário precisa apresentar ao contador ou à Junta Comercial do estado para “abrir” seu CNPJ?

Nenhum, né?!

E é essa resposta que eu ouço ao conversar com micros e pequenos empresários. Dá pra contar nos dedos os empresários que se prepararam ANTES de abrir o CNPJ!

Parece que o senso comum entre os micros e pequenos empresários é que o simples fato dele ser muito bom na entrega da sua solução já garante a ele o sucesso nos negócios. Concordo que este é sim um excelente começo, mas por si só, não é suficiente para garantir o sucesso, o crescimento ou a sustentabilidade do negócio.

Um empresário que faz seu negócio crescer de forma sustentável precisa ter, no mínimo, conhecimento em algumas das áreas da empresa. Para citar alguns exemplos: finanças, vendas, operação (desse geralmente ele entende), marketing.

Conhecimento do micro e pequeno empresário

Vamos falar do conhecimento do micro e pequeno empresário dentro da área de finanças: Se ele não souber o mínimo do mínimo, como é que ele vai controlar o fluxo de caixa da operação e saber se o negócio está gerando LUCRO ou PREJUÍZO? Sim, de fato essa “continha” é muito simples de fazer, basta apurar a Receita de vendas e subtrair as Despesas da operação. Simples, né?! Mais simples que isso, só se as receitas fossem de fato recebidas à vista e as despesas também, pagas à vista. Mas, como geralmente esses lançamentos financeiros acontecem em momentos diferentes, existe a necessidade de controlar o fluxo de caixa da operação.

E como é que se faz isso, sem ter um mínimo de entendimento de finanças para micro e pequenos negócios? Talvez por isso essa seja uma das áreas mais delargadas (combinação de delegar e largar) da operação.

Isso porque eu nem citei outros indicadores, como índice de liquidez, ponto de equilíbrio, margem de lucro, markup, ticket médio….

Já deu pra entender que o “buraco” é mais embaixo, né?! E que SÓ ser especialista em sua área de atuação, já não é suficiente para o sucesso do negócio. Pois aqui não se trata apenas de SER EMPRESÁRIO, mas sim de ser empresário de uma operação lucrativa. E quanto mais o empresário se capacita, mais a probabilidade estará a favor dele.

 



Foto Fabiana Villalta

Fabiana Villalta

  • Graduada em Economia e pós Graduada em Gerência Financeira e Controladoria pela Universidade de Taubaté;
  • Economista com mais de 10 anos de experiência no segmento bancário é certificada CPA 10, e possui ampla atuação na distribuição de produtos de investimento do mercado bancário;
  • Obteve destaque no segmento da Economia ao ser condecorada no IX Prêmio CORECON(Conselho Regional de Economia) – Excelência em Economia, através da sua Monografia, onde propôs formas sustentáveis de geração de receita para população de baixa renda.
  • Como Empresária recebeu o Prêmio “Founder Destaque” dos anos 2017 e 2018 pela excelência em performance e expansão de resultados no comando da operação Ótica Fabi;
  • É a Especialista Omnia com o maior número de horas de atuação em projetos Omnia Intelligence, sendo a única empresária a obter êxito na solução de Bloco 07 pertencente ao quadrante Expansion Phase. do portfólio M.I.S.S.I.O.N.



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