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Por que se concentrar no Operacional do Negócio?

Por que se concentrar no Operacional do Negócio?


Saiba mais sobre a gestão da sua empresa e descubra qual é o momento ideal para se concentrar no operacional do negócio

Quando pergunto ao empresário qual é o desejo dele em relação à empresa, geralmente escuto coisas do tipo: “Eu gostaria que a minha empresa não dependesse de mim… Que funcionasse sem eu estar presente”, “Eu gostaria de ficar na gestão, sem ter que me preocupar com a operação”, “Seria muito bom ficar somente na estratégia”, etc.

Porém poucos conseguem realizar esses desejos, pois fundar e gerir uma empresa é uma atividade bastante complicada e desafiadora por vários motivos. Pois, antes de gerir um negócio o empresário precisa desenvolvê-lo.

É fundamental que o proprietário tenha clareza sobre os momentos em que ele deve se concentrar no operacional ou na parte estratégica da empresa. O meu objetivo é lhe dar clareza sobre estes pontos para que você tenha uma gestão mais assertiva e eficiente.

Estratégia versus operacional – qual a diferença?

Para entender quando focar no operacional do negócio, é necessário primeiramente compreender sobre a diferença entre a parte estratégica e a de operação.

Quando falamos na estratégia, como o próprio nome sugere, nos referimos a parte de planejamento! Nessa etapa, é importante que o pequeno empresário defina as metas, ações, recursos e objetivos.

Já quando falamos no operacional do negócio, nos referimos à parte de execução! Esta etapa é caracterizada por ações mais específicas, tarefas rotineiras e resultados de curto prazo. No caso de pequenas empresas, o núcleo operacional é composto por dois elementos: venda e entrega.

Vale destacar, no entanto, que para que a empresa tenha previsibilidade no faturamento, o empreendedor deve saber identificar em qual processo ele deve gastar mais energia – na estratégia ou no operacional do negócio.

Para que isso seja possível, é importante que ele se atente a alguns pontos essenciais. Veja a seguir algumas dicas que podem auxiliar na definição da atitude mais adequada para a gestão da empresa.

Para entender os detalhes de como a Omnia Intelligence atua, leia: O que é Omnia: Três Grandes Diferenciais.

Qual é o momento de focar no operacional do negócio?

Antes de falar sobre o momento de focar no operacional, precisamos entender as subdivisões de uma pequena empresa. Em termos gerais, podemos dividi-las em quatro áreas: finanças, operação, marketing e vendas. E a área que traciona a empresa é a área de vendas. Pois, nada acontece até que uma venda aconteça. Venda é o gatilho de desencadeia toda a cadeia de processos dentro de uma organização.

Agora que sabemos o ponto de alavanca, vamos falar sobre planejamento. Pois, antes de entrar na execução, o empresário precisa planejar.

Quando falo sobre planejamento, o empresário precisa ter clareza sobre objetivo e prioridade. No caso de empresas pequenas, o indicador de resultado a ser perseguido se chama receita, que é a soma dos valores que entram na empresa em um certo período.

A partir do momento em que o proprietário tem este entendimento, ele precisará se concentrar em duas tarefas para garantir a estruturação do núcleo operacional do seu negócio: vender e entregar. Grande parte do esforço se encontra nestes dois elementos.

Pode perguntar para qualquer empresário que construiu um negócio sólido, sobre o que ele fez na prática para desenvolver seu negócio. Provavelmente, ele irá lhe dizer que grande parte do tempo dele no início do negócio girava em torno de vender e entregar. E, quando ele tirou o pé do acelerador, o número dele caiu.

Afinal, para que o negócio ganhe destaque no mercado e conquiste mais clientes, é importante que ela seja gerida com o máximo de eficiência possível. O proprietário deve estar sempre atento para identificar quais medidas são necessárias naquele momento, e execute as ações necessárias em prol do resultado.

Para garantir uma gestão eficiente e de qualidade, conte com a Omnia Intelligence. Por meio de uma inteligência qualificada, é possível obter o resultado do negócio a fim de que a companhia continue sempre em ascensão.

 

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Foto Sérgio Fantin

Sérgio Fantin

  • Graduado em Informática e pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas Web pela Universidade Estadual de Maringá e MBA de Marketing e Vendas pela Anhembi Morumbi.
  • Atuou na área de vendas em multinacionais de grande porte como Red Hat e Oracle onde se destacou obtendo o prêmio Top Performer por 4 anos seguidos.
  • Como empresário, iniciou seu trabalho em projetos de produtos e soluções comportamentais elevando a performance e o resultado de altos executivos de multinacionais como Microsoft, Oracle, Salesforce, SAS e Onet Centro.
  • Com as soluções do portfólio Omnia, já aumentou de forma significativa o faturamento de dezenas de micro e pequenas empresas no Sul do Brasil.
  • É o Especialista Omnia com a mais elevada Taxa de Conversão e o maior volume de Aquisição de Clientes do ano 2021, superando em 88% a elevada métrica de performance da Omnia Solution no quesito performance em vendas.



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