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Previsibilidade no negócio: O que é?

Previsibilidade no negócio: O que é?


Previsibilidade no negócio: O que é? Se você está aqui, é porque você está buscando resultados. E sim, você precisa de um negócio previsível. E neste contexto eu estou falando de lucro.

O quanto volta para o seu bolso deve ser calculado. Se você busca crescer de uma forma segura e sustentável é imprescindível que o seu negócio tenha previsibilidade.

Buscamos um gráfico crescente, onde temos um faturamento constante e saudável… sabe aquela linha para cima mês a mês que dá gosto de ver?

Aplicando este conceito ao meio empresarial, é fácil entender a importância dessa prática, dados os inúmeros benefícios que o conhecimento prévio dos resultados pode trazer para a gestão e para a capacidade de maximizar os resultados do empresário.

O que é a previsibilidade no negócio?

Podemos defini-la, em termos práticos, como a capacidade de antecipar os eventos futuros e seus impactos sobre o negócio.

Segundo Martin Seligman no livro Homo Prospectus, a antecipação dá às pessoas uma vantagem competitiva e as ajuda a coordenar as suas atividades. A antecipação também é uma vantagem evolutiva. As pessoas olham para a frente, estimando os resultados causados pelas diferentes ações. Qualquer coisa viva deve saber que precisa superar a sua concorrência.

Já no contexto de micro e pequenas empresas, o empresário que for habilidoso em antecipar variáveis terá inúmeras vantagens competitivas frente ao mercado, aumentando positivamente suas chances de crescer de uma forma previsível e, como consequência, ter um negócio de sucesso.

Quais os benefícios dessa previsibilidade no negócio?

Saber de antemão o futuro dos esforços que a equipe está empregando pode ser de grande valia para um gestor eficiente. Alguns dos benefícios que a previsibilidade no negócio oferece são:

Saber se as metas serão atingidas

Investindo na previsibilidade, é possível dizer se os objetivos definidos serão ou não alcançados, possibilitando a tomada de decisões que evitarão frustrações futuras.

Direcionar os esforços em ações de melhorias

Quando temos mais clareza sobre os elementos, é possível focar em ações que visam trazer melhorias através de ações de alto impacto aumentando a probabilidade de êxito do projeto.

Evitar ou amenizar crises

Prevendo o rumo que o negócio irá tomar, o gestor pode se planejar de maneira a contornar crises que podem levar sua empresa à falência ou prejudicar substancialmente seus lucros.

Embora algumas situações sejam inevitáveis por dependerem de fatores externos, como o contexto político e socioeconômico do mercado, a previsibilidade auxilia o empreendedor a lidar racionalmente com esses obstáculos de forma a minimizar seus impactos. E como o esforço elevado é uma das características dos nossos clientes, unimos a previsibilidade mais estratégias de negócios assertivas para transpor os desafios mais comuns do empresário garantindo a continuidade de ganhos.

Acompanhar os resultados do negócio

A previsibilidade permite analisar os resultados dos colaboradores e, principalmente, do dono do negócio, estudando seu desempenho para melhor implementar mudanças que possibilitem o alcance das metas propostas, fazendo com que ele obtenha lucro mais elevado.

Além desses benefícios, a previsibilidade permite, ainda, dimensionar com maior segurança o crescimento de cada área da empresa, traçar metas realistas e investir na melhoria da empresa como um todo resultando em mais controle para o empresário.

Como se tornar capaz de prever os resultados de um negócio?

Existem algumas ferramentas que mitigam erros e podem ser utilizadas para prever os resultados da empresa:

Ciclo PDCA

Plan, Do, Check, Act – o ciclo PDCA baseia-se nesses quatro princípios, que são o planejamento mediante o estabelecimento de metas, a resolução dos problemas, a checagem dos resultados e a ação, seja sobre o registro do desempenho obtido, sobre a comunicação com colaboradores ou sobre futuros problemas a serem solucionados no próximo ciclo PDCA.

Muito utilizada pelo pessoal da qualidade, essa estratégia permite uma melhor compreensão e atuação sobre o processo administrativo, levando a uma maior capacidade de solucionar potenciais empecilhos ao crescimento do negócio.

BPM (Gerenciamento de Processos do Negócio)

O BPM pode ser utilizando para mapear os processos internos da empresa, trazendo mais clareza sobre o fluxo das atividades, com o objetivo de atingir as metas definidas pelo empresário.

SMART

A estratégia visa a elaboração de um plano de ação mais eficiente por meio do foco em metas realistas, tangíveis e bem estabelecidas. Peter Drucker (pai da administração moderna) ficou famoso por esta ferramenta:

  • S – “specific”: uma ação no mundo organizacional deve ser específica. Ex: ligar, validar, otimizar…
  • M – “measurable”: a ação deve ser mensurável. Ex: 4 vezes, 3 próximas, 2 horas…
  • A – “achievable”: a meta precisa ser passível de ser atingida. É como se fosse um filtro. Aqui entra planejamento, riscos, agenda…

Ex: Se eu defini ligar para 50 clientes, será que eu tenho agenda para isto?

  • R – “relevant”: a ação precisa gerar um ganho. Porque fazer por fazer, não é o bastante;
  • T – “time based”: um prazo para que a meta seja atingida deve ser previamente estabelecido.

Ex: diariamente, dia xx/xx, hora yy:yy, terças e quintas etc.

Vale lembrar que, para atingir a previsibilidade no negócio é essencial registrar os resultados obtidos, analisando-os criteriosamente de uma forma simples e clara. Aqui menos é mais.

Destaca-se, ainda, a necessidade de alinhar as metas entre todos os envolvidos, fomentando o bom desempenho e a competitividade por meio do estabelecimento de objetivos realistas que incentivem o envolvimento dos colaboradores e do dono do negócio. Desta forma, todos da empresa serão encorajados a dar o melhor de si para alcançar os objetivos definidos.

Por fim, para garantir a performance de todos na empresa, o acompanhamento dos números deverá ser feito com uma certa periodicidade, preferencialmente, semanalmente. O objetivo aqui é medir para gerenciar, gerenciar para otimizar e otimizar para obter melhores resultados. Essas são peças fundamentais para a estabilidade do negócio e, consequentemente, para a antecipação de eventos futuros.

 



Foto Sérgio Fantin

Sérgio Fantin

  • Graduado em Informática e pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas Web pela Universidade Estadual de Maringá e MBA de Marketing e Vendas pela Anhembi Morumbi.
  • Atuou na área de vendas em multinacionais de grande porte como Red Hat e Oracle onde se destacou obtendo o prêmio Top Performer por 4 anos seguidos.
  • Como empresário, iniciou seu trabalho em projetos de produtos e soluções comportamentais elevando a performance e o resultado de altos executivos de multinacionais como Microsoft, Oracle, Salesforce, SAS e Onet Centro.
  • Com as soluções do portfólio Omnia, já aumentou de forma significativa o faturamento de dezenas de micro e pequenas empresas no Sul do Brasil.
  • É o Especialista Omnia com a mais elevada Taxa de Conversão e o maior volume de Aquisição de Clientes do ano 2021, superando em 88% a elevada métrica de performance da Omnia Solution no quesito performance em vendas.



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